top of page
WhatsApp Image 2021-09-18 at 10.00.59.jpeg

Ana Maria de albuquerque

Chamo-me Ana Maria de Albuquerque Fortes Azevedo. Durante o Curso de Bacharelado em Direito, estagiei em um grande escritório de advocacia na cidade de Teresina-Piauí, Marcus Vinicius Furtado Coelho, que pela organização e alcance deram-me o desejo de trabalhar de forma privada com a carreira jurídica. 

A minha história

Após formação em Direito (2007), obtenção da Carteira da OAB/PI, troquei o investimento do baile de formatura por um Curso de Pós-Graduação em Direito Tributário na Espanha (Universidade de Salamanca). 
Após o retorno ao Brasil, fiz aulas como ouvinte na PUC – São Paulo para o Programa de Mestrado, e decidi não me envolver com a vida acadêmica naquele momento, mas dedicar-me ao trabalho e estudos. 
Assim experenciei 09 (nove) anos nas atividades de Gabinete de Desembargador com a elaboração de minutas de votos jurídicos para um dos maiores civilista do Estado do Piauí, Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho (mestre e doutor pela USP), que nos exigia em quaisquer votos proferidos, as explicações dos institutos jurídicos com perfeição e melhor jurisprudência, fornecendo à sua equipe, sem dúvidas, o melhor acervo em biblioteca jurídica do Estado.
Mesmo na atividade pública como consultora jurídica, a certeza da forma privada de exercer a carreira jurídica permanecia. Em 2011, ouvi falar na paz social promovida e tino público + empresarial da atividade tabelioa e registral e passei então a dedicar horas a estudo, trabalho e provas de títulos em diversas especializações, para assim cumprir as exigências do CNJ e Tribunais para boas pontuações nos certames.
Apesar de não fazer prova em muitos Estados, por me preparar sobremaneira ao concurso no Estado do Piauí, galguei aprovações finais, além do Estado do Piauí, nos Estados do Paraná, Pernambuco e Mato Grosso.
Especialista nas áreas de Direito de Família, Sucessões, Imobiliário, Notarial e Registral, Direito Público, dentre outros e também coordenadora da primeira turma de Notarial e Registral no Estado do Piauí, entrando para a sua 3ª turma, que contou com nomes como dos Professores Doutores Vitor Kumpel (SP), André Villaverde (PE), Manoel Valente (RS), Darlene Braga (CE), dentre outros. Organizei também Simpósio em Direto Agrário unindo Poder Judiciário, Advogados e Registradores na área. 
Finalizadas as provas de concursos em 2016, desenvolvi trabalhos na Secretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência do TJPI, retornando a Gabinete de Desembargador em 2017, onde participei dos estudos e elaboração de voto-vista para Organização das Serventias no Estado do Piauí, no que pertine à organização dos serviços notariais na Capital – Teresina e instituição de mecanismo de compensação pela prática dos atos gratuitos por Serventias, com olhar sensível, sobremaneira às Serventias deficitárias.
Dediquei-me, nesse período, durante horas não jurídicas à cursos de terapêutica desenvolvendo uma escuta afetiva e integrativa.
Hoje estou à frente da terceira Serventia Extrajudicial, nessa minha breve história,  respondendo pelas atribuições de Paz e Notas em Caravágio, no Município de Sorriso – MT, fincada os pés da terra do Agronegócio e espírito nas forças de Cristo, encontro-me absolutamente impactada pelo profissionalismo, fluidez, regularidade imobiliária, pulsão economia, gentileza de um povo e a inegável beleza do local.
É com essa bagagem e entusiasmo, que espero corresponder aos anseios da população local em atos de notas seguros, eficazes e eficientes, em um ambiente de trabalho que preza pela humanização das demandas, colaboração social, urbanidade e presteza na prática dos serviços públicos registrais e notarias.

bottom of page